3-banner 2021 1900x400

EDUCAÇÃO FINANCEIRA, EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

As escolas tem um papel fundamental na formação. Elas estão inseridas na comunidade. Infelizmente não há uma cultura para essa realidade, salvo raras escolas que promovem esse aprendizado. O maior problema ocasionado pela covid-19 foi a perda do emprego e renda que são fundamentais para a sua sobrevivência. Atingiu em cheio a política que não está e não estará preparada pela falta de gestão da saúde. Os 03 temas acima eles se entrelaçam entre si, como? Uma boa orientação financeira ajuda a equilibrar o orçamento doméstico, em situações complicadas como perda de emprego, doença, renda. Com a perda do emprego, uma alternativa é Empreender, e para isso é preciso se capacitar, hoje temos várias opções grátis na internet que orientam sem custo algum. E a  Sustentabilidade onde entra? Uma pessoa com orientação de educação financeira e uma boa bagagem de empreendedorismo sabe que não devemos destruir aquilo que devemos preservar: A natureza! Isso mesmo; Um ambiente sustentável é uma condição necessária para uma empresa sustentável e para sobrevivência do futuro do seu próprio negócio. Como dizem: Só não ver quem não quer! 

 

EMPREENDEDORISMO FARÁ PARTE DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Postado em: 01 de Outubro de 2021 às 16:39 Por Jhonatan Alves

PROJETO DE LEI APROVADO PREVÊ ENSINO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO NAS ESCOLAS E16:21:51 UNIVERSIDADES. CONFIRA NA MATÉRIA ABAIXO:

Nesta última quinta-feira, 30 de setembro, o Senado aprovou a inclusão de empreendedorismo e inovação como temas pertinentes às grades curriculares do ensino fundamental, médio e até mesmo do ensino superior. O projeto de Lei aprovado pode ser encontrado clicando PL 2.944/2021.

Para a medida vigorar, nos próximos três anos, o Ministério da Educação em parceria com o Sebrae vai capacitar em empreendedorismo mais de 540 mil professores de todo o país.

De acordo com dados do Senado, o projeto tem a preocupação de não sobrecarregar os alunos e professores, mantendo uma transversalidade entre as matérias tradicionais e os temas de empreendedorismo e inovação que serão abordados.

Já no que diz respeito ao ensino superior, o Projeto de Lei prevê uma maior abertura para programas e cursos que incentivem o empreendedorismo, para formar docentes que unam o pensamento científico e o mundo do trabalho e produção.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Esse debate é, inclusive, a proposta do Programa Nacional de Educação Financeira nas Escolas, uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), criada com o objetivo de incentivar o tema entre crianças e jovens de todo o Brasil. Lançada recentemente, a iniciativa visa capacitar mais de 500 mil professores ao longo de três anos, para que possam alcançar mais de 25 milhões de estudantes da educação básica.

A ideia é que professores do ensino fundamental e médio possam realizar cursos em uma plataforma online e trabalhar esses conhecimentos com suas turmas, incentivando uma cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.

Tratar sobre Educação Financeira no contexto escolar é uma urgência social, tendo em vista os impactos, na vida individual e coletiva, no presente e no futuro, causados pelo modo como as pessoas lidam com o consumo e com os recursos financeiros e materiais. Levar o tema para dentro das salas de aula se alinha à demanda contemporânea de promoção do letramento financeiro na escolarização de nível básico.

A inserção da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nos currículos escolares, como proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), auxilia a inserção crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania. Além disso, aproxima o aprendizado escolar da vida prática, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.

 

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. … Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade.

Fonte:

Home

https://www.google.com/search?client=avast-a-1&q=sustentabilidade+pode+ser+definida+como&oq=SUSTENTA&aqs=avast.3.69i57j0l8.5411j0j15&ie=UTF-8

https://www.academiaassai.com.br/noticia/atualidades/empreendedorismo-fara-parte-do-ensino-fundamental-e-medio

Fernando Cunha – 28/12/2021