3-banner 2021 1900x400

O PRÍNCIPE SEMPRE ATUAL

Trechos da obra O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, escrita em 1513,mas bastante atualizada para os dias de hoje no cenário político que será 2014.

Nicolau Maquiavel,nasceu em Florença na Itália,em 03 de maio de 1469,filósofo,diplomata,serviu por muito tempo vários governos.

– DE PODER E MENTIRA:”Poucos veem o que somos,mas todos veem o que aparentamos”

DE PODER E SATISFAÇÃO: ” A ambição é uma paixão tão forte no coração do ser humano que,mesmo que galguemos as mais altas posições,nunca nos sentimos satisfeitos”

ENTRE POLÍTICOS: “Na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã”: “Os fins justificam os meios”

DE ASTÚCIA:”A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam. Quando a fizer o bem,faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal,fazê-lo de uma vez só;”Vale mais fazer e arrepender-se, que não fazer e arrepender-se”

DE INTELIGÊNCIA:”O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta. Os que vencem, não importa como vençam,nunca conquistam a vergonha”

DE GLÓRIA:”Não se poder chamar de “valor” assassinar seus cidadãos,trair seus amigos,faltar a palavra dada,ser desapiedado,não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império,mas não à glória”

FONTE:O LIVRO O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL,EDITORA SCPIONE,1990

Fernando Cunha