PARTO NORMAL…EXEMPLO

 
 

 

il

Duquesa deixou a maternidade 10 horas após o parto/ AFP PHOTO / LEON NEAL

Duquesa deixou a maternidade 10 horas após o parto/ AFP/ LEON NEAL

O parto da duquesa Kate Middleton, que deu à luz sua filha, no dia 2 de maio, e dez horas depois deixou a maternidade, está sendo usado como exemplo pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). A entidade defende o parto normal como regra e afirma que o Brasil deveria se espelhar no Sistema de Saúde Britânico.
“Trata-se de um sistema de saúde que realmente prioriza o parto vaginal e os cuidados por meio da Atenção Primária à Saúde. Hospital não é lugar de gente saudável. Se mãe e bebê estão bem após o parto, ficam mais seguros em casa do que no hospital. O modelo inglês poderia facilmente ser implantado no Brasil. Já temos, por exemplo, a recomendação de que a enfermeira da equipe de Saúde da Família visite a puérpera no máximo uma semana após o parto e os agentes comunitários de saúde fazem esta visita imediatamente após a chegada. Isso já é combinado durante o pré-natal”, explica o médico pernambucano Rodrigo Lima.

A citação de Lima, que é diretor de comunicação da SBMFC, está num informe divulgado pela entidade.
Segundo a SBMFC, “no Brasil a cesárea faz parte da cultura, e muitos ignoram que ela deve ser realizada não de forma agendada, mas apenas em casos específicos em que mãe ou filho correm riscos”. Para a entidade, a grande quantidade de cesarianas deve-se ao modelo médico-hospitalar vigente, que remunera melhor a intervenção cirúrgica do que o parto vaginal. Rodrigo Lima chama a atenção para a violência.

Fonte – NE10 – 10/05/2015 

Fernando Cunha – 10/05/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *