Resultado de imagem para cavalo de lata

 

Você sabe o que é “Cavalo de Lata”?

A ideia foi apresentada na última quarta-feira (26) na Câmara do Recife pelo vereador Marco Aurélio (SDD). Trata-se de uma alternativa às carroças utilizadas por catadores. De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas), um Cavalo de Lata “é um carrinho elétrico que tem o objetivo de acabar com o uso de cavalos que puxam carroças em ambientes urbanos, além de auxiliar catadores de materiais recicláveis em seu trabalho.”

Apesar da relativa desinformação dos vereadores sobre o Cavalo de Lata, como se pode ver no resumo do debate, na Câmara (veja aqui), o projeto é realmente muito interessante

Os pequenos veículos têm capacidade para carregar até 500 quilos de carga e foram criados por um engenheiro gaúcho, Jason Duoni Vargas, de Santa Cruz do Sul.

Abaixo, você pode conferir um bom vídeo produzido pelo Coletivo Catarse sobre o projeto.

 

ATUALIZAÇÃO ÀS 11:56

 

Um colaborador da Pinga-Fogo lembrou que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco possui o projeto Relix, que envolve 100 unidades da chamada Ciclolix. É uma bicicleta equipada também com capacidade para 500 kg de carga, sinalizadas e adaptadas, inclusive com amassador de latinhas.

 

ciclolix

PERNAMBUCANA A Ciclolix é parte de um projeto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Foto: Divulgação

 

É também uma boa iniciativa. Para conhecer mais sobre o projeto Relix, que tem patrocínio do Sesi Pernambuco, você pode clicar aqui.

Fonte: NE10, coluna pinga fogo.

Fernando Cunha – 31/03/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *