BIKES x CARROS – UMA GRANDE IDEIA

BIKE_OK_3

Um premiado cineasta sueco chamado Fredrik Gertten está rodando um ambicioso documentário onde pretende mostrar como é a “guerra” travada entre ciclistas e motoristas nas ruas das grandes cidades, mundo afora, e quem “ganha” com ela. O filme chama-se Bike x Cars – com produção já em andamento – e terá como locações as cidades de Toronto, Copenhague, Bogotá, Los Angeles, Shangai e também São Paulo.

Para conseguir finalizar seu documentário Gertten pede a colaboração de pessoas do mundo inteiro, por meio de crowdfunding (financiamento coletivo), e está dispensando qualquer tipo de patrocínio de empresas. Isto porque o cineasta não quer ter “rabo preso” com nenhuma delas, seja do setor automobilístico ou não.

Nascido em Malmö, uma cidade sueca onde a bike impera como principal meio de transporte da população, Gertten é mesmo um ativista ferrenho do pedal. Em seu site afirma: “Bike x Cars não é apenas um filme, somos parte de um movimento global. Este documentário de longa-metragem, um trabalho em andamento com o objetivo de lançamento para 2014, se destina a ser utilizado como um motor para todos nós que pensam que a mudança é necessária e possível”.

A intenção do filme é também colocar em xeque toda a cadeia produtiva automobilística mundial que, segundo Gertten, inclui muitos interesses econômicos e políticos para faturar em cima do falso sonho de realização e liberdade que é possuir um carro. Quem mora nas grandes capitais brasileiras sabe que na vida real não é bem assim.

Até agora a página de crowdfunding do cineasta na internet acusa o recebimento da metade dos US$ 50 mil de que precisa para concluir a pós-produção e divulgação do filme. Quem tiver interesse em colaborar, basta acessar Kickstarter e clicar no botão“Back this project”, localizado no alto à direita da página. No site é possível também entender as ideias ativistas do cineasta sueco e assistir ao trailler de um trecho já produzido do filme.

As doações podem ser feitas até o final de outubro e, dependendo do valor doado, muitos brindes são oferecidos a quem ajudar nessa empreitada: de pôsteres a uma oportunidade de tornar-se guia em passeios de bicicleta que serão realizados em diversas cidades do mundo para promover a campanha e o filme. No Brasil essas “bicicletadas” devem acontecer em São PauloRio Janeiro e Brasília. Para candidatar-se ao cargo de guia, depois de contribuir com a doação, é só entrar no site Bikes x Cars e responder a um questionário, em inglês.

Só acho que o cineasta-ativista sueco deveria incluir também Calcutá em seu roteiro de filmagens. Essa semana uma notícia apontou que as autoridades da cidade indiana vão na contramão do bom senso. Acabam de proibir a circulação de bicicletas. Motivo alegado: elas estão atrapalhando o tráfego de carros. A medida absurda vaiprejudicar milhares de pessoas que fazem diariamente mais de 2,5 milhões de viagens. Esse número significa 11% dos deslocamentos, mais que os 8% dos automóveis. Coisas de país em suposto desenvolvimento.

Imagem – Divulgação/Creative Commons

Planeta Sustentável – Afonso Capelas Jr.

Fernando Cunha, SJE – 24/02/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *