Monthly Archives: maio 2016
PE: mais de 5 estupros são registrados por dia
No Estado, 660 casos tiveram registro este ano. Tema voltou à tona após abuso sofrido por jovem no RJ.
Sat May 28 07:20:00 BRT 2016 – Luiz Filipe Freire e Wilson Maranhão, da Folha de Pernambuco
Chorei muito quando vi. Me senti no lugar dela”. O relato é de uma universitária de 19 anos, que, assim como a jovem de 16 estuprada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro, também carrega a dor da violência sexual. Na noite de 29 de agosto do ano passado, ela foi abordada por um homem perto da UFPE. Além do abuso, foi estrangulada e teve pertences roubados num terreno baldio. Só conseguiu se salvar porque o suspeito achou que a tivesse matado. “Cada vez que vejo uma notícia como essa me sinto mal. Sigo com medo. Luto para que isso um dia acabe”, afirma.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a abril, 660 estupros foram registrados em Pernambuco, uma média de 5,4 por dia. Só de mulheres adultas, foram 254 vítimas. Já no Brasil, segundo dados mais recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram mais de 47 mil casos em 2014, uma ocorrência a cada 11 minutos. Um cenário que, por mais chocante que seja, não é o real, já que crimes desse tipo são subnotificados. “São raras as vítimas que denunciam. Envolve vergonha, medo, mas são crimes cuja representação contra o autor depende inteiramente delas”, diz a titular da 1ª Delegacia da Mulher, Ana Elisa Sobreira.
Desde que o caso da jovem carioca tomou repercussão, grupos e instituições têm se manifestado. Nas redes sociais, a Prefeitura do Recife postou frases de conscientização e de estímulo à denúncia, como “O beijo roubado de hoje é o estupro de amanhã”. Já a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) repudiou “o ato de barbárie extrema” e criticou “ a humilhação e escárnio públicos” sofridos pela vítima “pela divulgação de sua imagem e sofrimento na internet e nas redes sociais”, o que expõe a confiança “na impunidade”. Também lembrou o estupro coletivo sofrido por quatro adolescentes no Piauí há um ano. Uma delas morreu. Em Pernambuco, o caso mais recente foi o de duas jovens violentadas sob ameaça de uma arma em Parnamirim, no Sertão, na quinta-feira. O suspeito, de 32 anos, foi preso.
Para a comunicadora Joana Pires, do Coletivo Deixa Ela em Paz, é preciso discutir o problema de forma escancarada. “Ainda há muito pudor em falar de estupro e violência contra a mulher. A luta deve ser para desconstruir isso no dia a dia e exigir da sociedade um posicionamento mais claro. É um chamado que está não só nas redes, mas que toma cada vez mais as ruas”, reflete.
Neste sábado (28), às 13h, o tema virá à tona na 6ª edição da Marcha das Vadias no Recife, com cobertura no Portal FolhaPE. A facilitadora do coletivo que organiza o evento, Ju Dolores, explica que o problema está ligado a uma cultura do estupro, que ocorre todo dia e se materializa na culpa imposta à mulher pela roupa que veste ou pelo comportamento que tem. “Fala-se de tudo, menos do criminoso. Não se fala dos homens e para os homens”.
A secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, destaca que a base dessas relações de desrespeito e desvalorização “estão fincadas nos esteios da desigualdade social”, como racismo e machismo. “Nenhuma mulher que passa por isso supera de imediato. Na condição de poder público, nosso desafio é ampará-las, ajudá-las a encontrar forças e a resgatar a dignidade”, diz, acrescentando que, só em 2016, o Centro de Referência Clarice Lispector atendeu 34 mulheres que sofreram estupro dentro da relação conjugal.
Fonte: Folha de PE. –
Fernando Cunha
Um flagrante de terror no litoral sul
A imagem é impressionante.
Os namorados se se beijam numa praia deserta e o momento é registrado por uma amiga, que também estava no local com o marido e o filho, além de outro casal.
Ao fundo, dois homens chegam, encapuzados e armados, anunciando um assalto.
O flagrante aconteceu ao meio-dia do último sábado, na Praia do Porto, no município de Barreiros, no Litoral Sul do Estado.
A moça só teve tempo de registrar a imagem e sair correndo com o celular. Todos os outros fizeram a mesma coisa. Só ficou o rapaz que aparece na foto. Policial (por segurança, pediu para não dizer a corporação e não identificá-lo, assim como a namorada), ele estava desarmado no momento (a arma estava no carro).
Houve momentos de terror psicológico, em que os assaltantes pediram para que as outras pessoas voltassem, ameaçando matar o policial. Os homens estava armados com uma espingarda e um facão. Após dez minutos de conversa, ele conseguiu fazer com que os dois outros homens do grupo voltassem ao local. Assustados, os bandidos fugiram.
Fonte: JC, blog jc nas ruas.
Fernando Cunha – 25/05/2016
Vaticano envia representantes para processo de beatificação na Paraíba
Eles investigam durante dez dias o processo do Padre Ibiapina.
Bispo diz estar pedindo a Deus para que seja reconhecido o 'São Ibiapina'
Integrantes da Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, estão na cidade deGuarabira, no Agreste da Paraíba, para investigações do processo de beatificação do Padre Ibiapina, que já é considerado um Servo de Deus pela Igreja Católica, título concedido quando o processo de canonização é iniciado. Os enviados do Vaticano chegaram na cidade no último domingo (22) e vão permanecer na Paraíba por dez dias.
Segundo o bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco Lucena, os dois enviados estão ouvindo, diariamente, pessoas que teriam recebido graças de Deus por intermédio do padre e também analisando documentos sobre a história de vida dele. “Estou rezando e pedindo a Deus que dê um beato para nossa Diocese e que futuramente ele seja São Ibiapina”, ressaltou, acrescentando ainda que o processo foi inciado há mais de quinze anos.
A beatificação é uma etapa do processo de canonização. Nesta fase são analisadas provas sobre os possíveis milagres atribuídos ao candidato. Para isso, o postulador de causa Paolo Vilotta e o padre Paolo Lombardo, que são os dois enviados do Vaticano, vão escutar diariamente em um ‘Tribunal Eclesiástico’, aqueles que atribuem ao Servo de Deus intercessões de graças divinas.
Durante os dias em que vão permanecer em Guarabira, os representantes do Vaticano também vão abrir a urna onde estão os restos mortais do Padre Ibiapina. A intenção, explica Dom Lucena, é olhar o estado em que se encontra e fazer a limpeza, pois eles podem se tornar relíquias.
O bispo explica ainda que não há prazos concretos para saber o resultado dessa visita. “Pode passar anos”, acrescentou. Outro ponto acrescentado por ele é de que para chegar ao final do processo é preciso ter um milagre constatado. “Por isso pedimos que se alguém recebeu uma graça tem que se apresentar a uma Diocese, pois se não tiver milagre não terá beato, ou santo”, pediu.
No próximo domingo (29), às15h30, vai ser celebrada uma missa para reposição dos restos mortais do Padre Ibiapina em uma nova urna, no distrito de Santa Fé.
Fonte: G1 – 23/05/2016
Fernando Cunha
Apenas uma analogia: Em São José do Egito, o Presidente da casa deu um presente para o Prefeito não é?
Presente: na saída, Dilma ganhou cargos "filé" de Renan
Aprovado o afastamento de Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), seu aliado, concedeu-lhe várias regalias como seguranças, do Alvorada, aviões da FAB e assessores. Fixou em 35 o número de assessores de Dilma enquanto ela estiver afastada, mas não os especificou, possibilitando a manobra esperta de Dilma, ainda presidente, de reservar os cargos mais caros para sua turma.
A turma de 35 dilmistas terá remuneração que varia de R$ 10 mil a R$31 mensais, durante o afastamento da presidente, por até 6 meses.
No dia 12, quando foi tocada para fora do Planalto, Dilma publicou no Diário Oficial atos de “promoção” de assessores como Giles Azevedo.
Além de reservar os 35 melhores cargos para sua turma, Dilma ainda orientou outros assessores a solicitar “quarentena remunerada”.
Mais de 80 assessores e ex-ministros como o advogado-geral de Dilma, José Eduardo Cardozo, pediram “quarentena remunerada”. (Do blog Diario do Poder)
Fonte: Blog do Magno – 22/05/2016
Fernando Cunha
Sexta-feira, 20/05/2016, às 14:08,
Entenda como a inadimplência afeta a economia do país
Minha humilde opinião sobre esta nota de esclarecimento da Câmara de Vereadores:
1 – Em vez da nota, porque não uma reunião emergencial para explicar a população que naquela casa se faz projetos que melhoram a vida da população; a impressão foi de pensar em sí próprio!
2- Essa nota não vai interir no pensamento das pessoas, pois foi mal conduzida!
3 – O prefeito vai vetar ou aprovar? o abacaxi vai sobrar para quem?
4 – O fato de tais vencimentos, os vereadores não receberem nesta legislatura, isso já é sabido, o que estamos tratando é a questão moral e ética!
5 – Porque não aplicou o índice da inflação no ano de 2015? e na nota abaixo faz comparações com o ano de 2012!, A diferença amigos é que 2012 se vivia a euforia do populismo exagerado, da mentira do governo lula/dilma, e tudo podia….só que estamos em 2016 e os ventos são outros!
6 – Na nota IV, passa a ideia que os vereadores que foram contra, traíram o acordo.
7 – Na nota V,não votaram em causa própria! vamos ter que perguntar a população.
8 – Na nota VII , desejam um debate sem radicalismo! O único radicalismo que vamos ter é uma população revoltada com essa atitude e que estão se articulando segundo fontes, que pode mudar todo esse quadro; é aguardar segunda pra vê.
9 – Jogaram gasolina no fogo e merda no ventilador; as consequências não se pode medir.
Fernando Cunha, Sábado de entrevistas nas rádios e nas feira em São José do Egito.
Nota de Esclarecimento:
Em respeito ao bom entendimento do povo egipciense e leitores deste conceituado blog, vamos nesta nota responder aos questionamentos surgidos após aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 008/2016, de 16 de maio, que trata do subsídio mensal do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores em São José do Egito:
I – Por cumprimento da Constituição Federal, notadamente no artigo 29, sendo prerrogativa da Câmara Municipal a fixação de subsídios, é importante informar que o ato deve ser feito antes das eleições municipais e os reajustes de vencimentos apenas serão executados na Legislatura subsequente, diga-se, portanto, a partir do ano que vem. Nenhum dos vereadores (2013/2016), prefeito, vice-prefeito (2013/2016) terão qualquer tipo de aumento através desta lei neste ano de 2016. Quem informa o contrário está faltando com a verdade;
II – Os valores dos subsídios aprovados por esta lei, para o quadriênio administrativo de 2017/2020 foram aplicados de forma técnica, seguindo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), verificado em 32,38%, referentes aos últimos quatro anos;
III – Vale ressaltar, entretanto, que os subsídios atuais foram aprovados em 25 de junho de 2012, através do Projeto de Resolução Administrativa nº 004/2012, na gestão do então presidente Flávio Roberto de Araújo Jucá, com 57% de reajuste quando os índices inflacionários, segundo o IPCA da época, eram de 22,54%;
IV – Foi de comum acordo, antes da Sessão Ordinária da última segunda, 16 de maio, a apresentação do projeto de lei em questão. Apenas na hora da votação alguns vereadores foram contrários ou se abstiveram. Os companheiros poderiam, de forma constitucional, promover emendas ao texto sugerindo outros valores ou até mesmo a manutenção dos atuais. Não o fizeram;
V – Os parlamentares não votaram em causa própria. Como já salientamos, apenas os eleitos nas próximas eleições terão seus subsídios alterados para até o valor máximo fixado no projeto;
VI – Os recursos para tais repasses, no tocante aos subsídios dos parlamentares, são oriundos do duodécimo, repassado pela prefeitura à Câmara de forma obrigatória e como determina a Constituição do Brasil e não podem ser gastos com outras despesas que não sejam do Poder Legislativo no ano em que estejam em vigor. Os valores destinados do Executivo à Casa do Povo não subtraem recursos para programas ou obras que beneficiam a população;
VII – Estamos à disposição para mantermos um debate sem radicalismo, onde ouvimos e desejamos ser ouvidos.
São José do Egito – PE, 18 de maio de 2016.
Vereadores/
Albérico Tiago,Damião Gomes Leite,David Teixeira de Deus,Ed Ek Borja de Freitas,José Aldo de Lima,José Vicente Souza,Rômulo Júnior.
Fonte da nota: blog nill junior.
A Câmara municipal de São José do Egito deu um mau exemplo de cidadania, quando resolve conceder aumento para os vereadores, prefeito, vice, secretários, sem uma justificativa e num momento tão delicado da economia.
A Cidade passa por dificuldades financeiras, devido ao desequilíbrio das finanças.
A Cidade não gera empregos, mesmo tendo um órão que foi criado para desenvolver o município.
O Prefeito posa como pavão com o pomposo título de empreendedor! e cadê as empresas?
A Cidade perde recursos; demitiu já 300 pessoas
A Saúde, a mobilidade, as estradas, academias da cidade, pátio de eventos, a cultura estão sucateadas!
O Presidente da Cãmara com o intuito de agradar o prefeito que o elegeu e onde detém vários cargos na administração, jogou seu nome na lama do escárnio.
E o MP não está vendo isso?
O Brasil todo pede serenidade, compostura, responsabilidade com o dever público.
Onde estão os formadores de opiniões? os líderes?
Os vereadores vão ter que assumir suas decisões junto aos eleitores.
Fernando Cunha – 17/05/2016
Insistindo em não reconhecer seus erros, o PT vai vivendo de narrativas
Publicado por Fernando Castilho às 8:10 12/05/2016
Fora do poder partir de hoje, o Partido dos Trabalhadores procura um norte. Uma coisa é perder uma eleição, outra é ser apeado do Governo após toda cúpula ser presa e condenada por corrupção. Uma coisa é brigar nas ruas por um ideal, outra é defender uma narrativa. Não se trata mais de resgatar o apoio da população que já faz tempo, foi perdido. O que se tenta agora é, ao menos, segurar uma militância mínima ainda que a um custo que inclui transporte, comida, fardamento e, não raro, até diárias em dinheiro.
Não foi para isso que se criou o PT. Não foi para defender esse tipo de gente que esquerda emprestou sua credibilidade e sua capacidade intelectual. Não foi para ver no que o partido se transformou que os trabalhadores fizeram greves, enfrentaram a polícia e até colocaram seu dinheiro. O PT não queria apenas ser diferente, queria ser honesto.
O desafio a partir de hoje não é defender a tese de ter sido expulso do poder por um Congresso de idoneidade questionável. É precisar levar às ruas um discurso quando a sociedade – mesmo sabendo disso – saiu de casa pedindo a saída do PT. E que se dispôs ir ocupar espaços públicos querendo expulsá-los a despeito dos 54 milhões de votos que Dilma Rousseff obteve há menos de 18 meses.
O PT que já foi e não é mais soberano nas ruas assiste sem entender como o país se fia esperança num governo Michel Temer cujo partido nunca teve condições de, sequer, disputar uma eleição sozinho. O ocaso de Dilma é o ocaso de Lula como projeto de esquerda honesta. É o fracasso de um sonho de tentar fazer diferente.
Ontem, no Senado os senadores do PT procuram contradições sem explicar as suas. O senador Paulo Paim (RS) invocou os votos contra o impeachment de Armando Neto (ex-presidente da CNI) e de Katia Abreu (presidente licenciada da CNI) esquecendo que as duas entidades já se declaram a favor do processo.
A senadora Fatima Bezerra (RN), foi mais patética e simplória: ela acusou a TV Globo e perguntou porque as pessoas se interessam pelo que faz sérvio Moro e despreza a lista do HSBC? Talvez devesse procurar a lista de integrantes do partido condenados pela Lava Jato.
Bom, ao menos o líder do Governo, o pernambucano Humberto Costa foi mais sensato: “Seremos o maior partido de oposição do Brasil. Repito, seremos o maior partido de oposição do Brasil, e não ao Brasil”, disse Humberto Costa. Horas antes, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), também foi mais realista. Admitiu em seu discurso que o governo cometeu erros mas destacou melhorias realizadas no país durante a era PT no governo.
É por isso o PT procura um norte. Ontem, antes do resultado senado o partido distribuiu nota afirmando que “mais uma vez em nossa história, as elites pisoteiam o voto popular, abrindo caminho para a imposição de um governo ilegítimo”. Mas sabe que não dá para querer voltar ao poder vivendo apenas de narrativas. Até o que sobrou da militância não vai aceitar isso por muito tempo.
Fonte: JC, blog fernando castilho.
Fernando Cunha
'Tem até engenheiro', diz empresária sobre candidatos à vaga de repositor
Proprietária de loja em Sorocaba (SP) recebeu mais de 1.400 currículos.
Ela se emocionou com mensagens recebidas após divulgar oportunidades.
Uma empresária se surpreendeu com os mais de 1.400 currículos que recebeu para as dez vagas de repositor abertas na distribuidora de doces da família em Sorocaba (SP). Cristina Zuntini Santos, de 49 anos, voltou a ficar espantada com o grau de escolaridade dos candidatos: são engenheiros, enfermeiros, advogados, entre outros. Um deles tinha como registro mais recente na carteira profissional um salário de R$ 5 mil, segundo ela.
Foram separados até o momento 200 currículos para a entrevista, que será realizada na próxima semana. O também empresário Felipe Zuntini Santos, 27 anos, filho de Cristina, diz que a empresa deve selecionar os novos funcionários até sexta-feira (20). O salário oferecido pela companhia está na faixa dos R$ 1.200. "Vamos selecionar os profissionais que podem contribuir melhor para a função", diz ele."Fiquei ainda mais emocionada do que quando comecei a receber esses currículos. Vários profissionais têm pós-graduação e há bastante gente da área da saúde concorrendo a vaga, o que me choca", afirma.
Com a voz embargada, Cristina afirma que além dos currículos, ela tem recebido vários e-mails de pessoas que se sentiram tocadas pela emoção da empresária. Uma das mensagens que ela mais gostou destaca que a sorocabana tem feito a diferença na vida de centenas de pessoas.
"Tenho recebido várias mensagens positivas, algumas emocionantes. Um dos e-mails mais carinhosos diz que minhas palavras são um incentivo, mesmo para os desempregados que não conseguirão trabalhar para mim. Me sinto grata por tudo isso", afirma.
Abertura de vagas
Mais de mil pessoas formaram uma fila na manhã de quinta-feira (12) em busca de um emprego na empresa da família. Os candidatos lotaram a frente da loja com os currículos nas mãos. A fila formada ficou tão grande que chegou a virar o quarteirão.
Cristina ficou emocionada quando se deparou com a quantidade de pessoas. "Queria dar emprego para todos, mas eu não consigo. São apenas 10 vagas e apareceram mais de mil pessoas", lamenta.
O filho da empresária Felipe Zuntini Santos se surpreendeu logo que começou a divulgar as vagas pelas redes sociais. "Foram mais de 1.200 compartilhamentos de um dia para o outro. Mais de 50 mil pessoas atingidas. Eu tive que, de uma certa forma, bloquear essa publicação com medo de tumulto", comenta.
Fonte: G1
Fernando Cunha – 14/05/2016
O ANO DE 2012 FOI UM ANO DE MUDANÇAS EM MUITAS CIDADES, MAS 2016 PARECE QUE BATEU A SAUDADE!
EM SÃO JOSÉ DO EGITO, A DUPLA ROMÉRIO E ZÉ MARCOS PARECE QUE PODE PERDER, E O EX-EVANDRO TEM AMPLAS CHANCES DE RETORNAR, MUITO DEVIDO A UMA GESTÃO FRACA.
EM ITAPETIM, TEMOS BONS CANDIDATOS, COMO ZÉ MÁRIO E O JOVEM ANDERSON, E QUE O ATUAL PREFEITO ARQUIMEDES PODE TER DIFICULDADES….AÍ ENTRA O CAPITÃO ADELMO.
EM TABIRA, PARECE QUE A VIOLA NÃO VAI FUNCIONAR DESTA VEZ; PROBLEMAS DE GESTÃO E BASE POLÍTICA, PODE LEVAR A OPOSIÇÃO VENCER.
EM BREJINHO, WANDERLEY MESMO SENDO BOM GESTOR, NÃO TEM UM CANDIDATO NATURAL, E VAI ENFRENTAR UM CHICO DUDU,QUE É FORTE AINDA, E CONTA COM SANDRO QUE TEM ATUADO BEM NA CÂMARA.
EM TUPARETAMA, DEVA PESSÔA QUE FOI ELEITO COM RIFA DE BODE E SURPREENDEU O CANDIDATO FRACO QUE SÁVIO LANÇOU; AGORA EM 2016 SÁVIO TÁ COM A CORDA TODA.
EM AFOGADOS DA INGAZEIRA PARECE QUE PATRIOTA NÃO TERÁ MUITOS PROBLEMAS DE SE REELEGER.
EM FLÔRES, A PREFEITA JÁ DECLAROU QUE NÃO DESEJA O SEGUNDO MANDATO. BOM PARA A OPOSIÇÃO.
EM CARNAÍBA ANCHIETA PATRIOTA ESTÁ PAVIMENTANDO A SUA VOLTA.
EM SERRA TALHADA, O DUELO SERÁ GRANDE…PREVISÃO SÓ COM A APAC
FERNANDO CUNHA – 13/05/2016